quarta-feira, 7 de abril de 2010

Número de brasileiros que fazem exercício diminui Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que 16,4% dos adultos são sedentários

Ao contrário da maioria das celebridades, boa parte dos brasileiros não pratica exercícios físicos regulares e preferem ficar horas na frente da TV

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Ministério da Saúde aponta um aumento no número de pessoas sedentárias no país, ou seja, quem não pratica exercícios físicos regularmente, chegando a 16,4% da população. Esse índice é 24% maior do que o registrado em 2006, quando era de 13,2%.

De acordo com o levantamento, apenas 14,7% dos brasileiros adultos se exercitam pelo menos durante 30 minutos diários, cinco vezes por semana. Considerando aqueles que se deslocam para o trabalho ou para escola a pé ou de bicicleta, o índice sobe para 30,8%.

Uma das causas do sedentarismo é a troca os exercícios pela televisão. Segundo a pesquisa, 25,8% passam de três ou mais horas em frente à TV em cinco ou mais dias da semana. De acordo com a uma das responsáveis pela pesquisa, Deborah Malta, “isso demonstra que as pessoas optam cada vez mais por um lazer passivo ao invés de praticar esportes ou outras atividades físicas”.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que esteve no evento de lançamento da pesquisa, alerta que os exercícios físicos aliados à boa alimentação podem prevenir doenças crônicas.

- A alimentação adequada e a prática regular de exercício ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e câncer. O Ministério tem estimulado hábitos saudáveis, espaços de convivência e para esportes nas cidades brasileiras, com repasse de verbas, e com ações de promoção da saúde nas equipes de saúde da família e por meio do Programa Saúde na Escola.

Alimentação

Junto à falta de exercícios, a pesquisa constatou que o brasileiro passou a comer mais

frutas e hortaliças se comparado ao ano passado. Ao menos 30,4% da população com mais de 18 anos opta por estes alimentos durante cinco ou mais dias na semana, ante 19,8% em 2009 e duas vezes mais do que em 2006, 7,1%. Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que houve aumento no consumo de produtos gordurosos, refrigerantes e sucos de caixinha.

Ao todo, 76% dos adultos bebem esses produtos pelo menos uma vez na semana e 27,9%, cinco vezes ou mais na semana. O consumo regular, quase todo dia, aumentou 13,4% em um ano. Em 2008, 24,6% da população bebia refrigerantes cinco ou mais vezes na semana. Entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, o índice é ainda maior, 42,1% bebem refrigerantes quase todos os dias. Além disso, as versões light ou diet do produto não são tão requisitadas. Só 15% da população adulta optam por eles.

O leite com teor integral de gordura também é o preferido: 58,4% da população consomem esse produto cinco ou mais vezes na semana. Um aumento de quase 2% em três anos. Em 2006, 57,4% da população preferiam os integrais ao invés de desnatados ou semidesnatados. Para a coordenadora da pesquisa, o fato de grande parte dos brasileiros terem deixado de almoçar em casa em virtude do trabalho, faz com que escolham alimentos mais gordurosos.

- Tem reduzido o percentual de pessoas que almoçam em casa ou preparam sua refeição, e assim as pessoas acabam optando por alimentos mais práticos e, geralmente, mais gordurosos, como os pré-cozidos, enlatados ou mesmo os fast-food.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAS CIENTIFICAS E EVENTOS: