quinta-feira, 1 de julho de 2010

Conheça alguns exercícios para corrigir a postura

Gabriel Miranda - Andrade Comunicação

Iano Andrade/CB/D.A Press - 24/06/2010
Nem sempre a posição mais confortável garante a boa saúde da coluna. Muitas vezes acostumamos o nosso corpo a manter uma postura incorreta em simples afazeres diários. Esse desleixo pode comprometer a nossa postura e refletir-se em mal-estar e doenças a curto e longo prazos.

Um ato simples como se abaixar para pegar um pacote no chão exige cuidado. A forma correta de fazê-lo é utilizando as pernas, e não o tronco. A cabeça deve estar voltada para frente e o pescoço deve seguir o alinhamento da coluna. Por sua vez, a coluna deve estar ereta e inclinada também para frente. Nunca curve o corpo para pegar o pacote, pois isso sobrecarrega a coluna. Os braços devem estender-se para alcançar o objeto a ser pego. Ao subir com ele em mãos, mantenha-o próximo ao seu corpo.

As pernas devem estar estendidas uma a frente da outra, seguindo a abertura da linha dos quadris, dessa forma você sentirá o esforço concentrar-se na parte de atrás das coxas e glúteos. Mantenha os joelhos flexionados sem que eles ultrapassem a linha dos pés.

Na hora de relaxar, não devemos descuidar da postura. Já que é um momento de descanso, não faz falta que estejamos eretos como uma régua, o que devemos fazer é prestar atenção em alguns detalhes básicos.

Para evitar dores e tensões desnecessárias, não penda a cabeça para nenhum dos lados. O pescoço deve seguir a linha da coluna, entretanto não se preocupe em mantê-lo super alongado.

A região lombar deverá ficar apoiada em uma almofada, já que esse ponto sustenta a maior parte de peso do nosso corpo. As pernas deverão estar abertas até a linha dos quadris, apoiando também um pouco do peso corporal nelas. Por fim, joelhos dobrados em um ângulo de 90 graus.

Fique de olho na postura

A melhor maneira de verificar sua postura é receber uma avaliação postural completa de um fisioterapeuta. O profissional tem as habilidades especiais para avaliar e tratar problemas de postura.

Para determinar se uma avaliação profissional é necessária, você pode avaliar sua própria postura de certo modo. Para isto, você precisa de uma parede e um espelho em que você possa se olhar por completo.

Para verificar curvas normais da espinha, esteja com suas costas na parede e pés aproximadamente a três polegadas dela (8 cm). Coloque uma mão atrás do seu pescoço, com a parte traseira da mão de encontro à parede, e a outra mão atrás da parte baixa das costas com a palma da mão virada para a parede.

Se lá há espaço excessivo entre sua parte traseira e a parede, de modo que você possa facilmente mover suas mãos para frente e para trás, algum ajuste em sua postura pode ser necessário para restaurar as curvas normais de sua coluna.

Exercícios para melhorar a postura

Alguns exercícios podem ajudar a melhorar a postura e deixar as costas tonificadas e eretas. Confira:

1. Sente-se com o quadril para frente e com a cabeça perpendicular ao chão. Dobre o tronco em direção ao quadril e aponte os ombros para a frente;

2. Inspire e incline o esterno para a frente, como se estivesse tentando roçar alguma coisa. Eleve as costelas. Mantenha-se nesta posição por três segundos e relaxe, voltando à posição inicial;

3. Coloque o quadril para a frente. Abra lentamente os braços e coloque os ombros para baixo, deixando o corpo curvado;

4. Leve as omoplatas para trás, como se tentasse que elas se tocassem. Mantenha-se nesta posição por três segundos e relaxe. Sem contrair o pescoço, leve os ombros para baixo e relaxe;

5. Sente-se com as mãos paralelas ao corpo, na altura dos ombros;

6. Abaixe os ombros e distancie as omoplatas da linha média do corpo, trazendo as mãos para frente, até tocar os dedos. Relaxe a cabeça e leve o queixo em direção ao peito, curvando a coluna. Mantenha-se nesta posição por três segundos e relaxe, voltando à posição inicial;

7. Fique de quatro no chão, sem flexionar os cotovelos, com o quadril para frente, sem forçar a região lombar;

8. Leve a coluna para cima, curvada, empurrando o chão com as mãos.
Mantenha-se nesta posição por três segundos e relaxe, voltando à posição inicial sem flexionar os cotovelos. Olhe sempre para o umbigo, para não forçar a área cervical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAS CIENTIFICAS E EVENTOS: