quinta-feira, 1 de julho de 2010

Técnicas para melhorar o seu alongamento

Gabriel Miranda - Andrade Comunicação

Paulo de Araújo/CB/D.A Press - 20/06/2010
Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. Alongar é uma atividade voltada para o aumento da flexibilidade muscular, que promove o estiramento das fibras musculares e, assim, faz com que elas aumentem o comprimento. Quanto mais alongada a musculatura, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a flexibilidade.

Os músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados. Entretanto, devido à vida sedentária, às posturas inadequadas, ao estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem.

Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sangüínea, além de causar desconfortos e até dores. Por isso, é importante fazer alongamentos com frequência.

Porém, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta. Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, trazer mais males do que benefícios.

Cuidado com o exagero

O exagero do alongamento pode causar laceração (ou microlacerações) no músculo. O excesso aperta o músculo mesmo depois de feito, deixando-o menos flexível e, consequentemente, mais propício à dor.

É bom sempre alongar depois que fizer exercícios, ou pelo menos três vezes por semana para manter a flexibilidade. Alongue tanto quanto for a prática de atividade física. A maioria dos especialistas recomenda um período para esfriar depois dos exercícios, e o alongamento é uma ótima maneira de fazer isso. Agora, se você só tem tempo de alongar uma vez durante o treino, faça-o depois. É melhor alongar quando os músculos estão aquecidos e mais receptivos.

O alongamento só não é aconselhável para quem tem certos tipos de lesão. Por exemplo, não alongue músculos distendidos, a menos que seja sob a orientação de um terapeuta. Do contrário, você pode causar mais problema.

Se tiver uma lesão ou condição crônica, pode precisar alterar a abordagem do alongamento. Não deixar de conversar com seu médico ou fisioterapeuta.

Objetivos do alongamento

- Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes a esta articulação;

- Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares;

- Facilitar o relaxamento muscular;

- Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo antes de iniciar os exercícios de fortalecimento;

- Reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas (tendinite).

Dicas para Alongamentos

- Se for inseguro para realizá-los, procure um professor de educação física de nível superior ou uma boa academia para obter auxilio;

- Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISAS CIENTIFICAS E EVENTOS: